terça-feira, 29 de abril de 2014

Download na Alemanha é ilegal?

Então queridos download na Alemanha é ilegal sim! Músicas, vídeos, filmes, séries, livros etc etc etc... tudo aqui está protegido pelo direito do autor e você, cedo ou tarde será multado....
Sim isso é uma realidade, aqui as coisas funcionam e a questão não é se vc será multado ou não, mas sim quando...
Por isso não faça downloads aqui, nem por torrent, nem direto do site... Tem gente que fala que baixar de sites brasileiros não tem problema, que baixar de site russo não tem problema, não confie o risco é muito alto.
Como opção você pode assitir tudo online, claro a qualidade não é a mesma coisa, baixar tudo no Brasil antes de vir, assinar Sky... enfim, tudo menos download.
Eu fazia download, todo mundo falava que era proibido sim mas que não acontecia nada etc etc, que muita gente baixa... Os estudantes tendem a baixar mais, já o resto dos alemães compram tudo, ou alugam dvd (sim aqui ainda existe locadora por causa disso...), compram usados, assinam Tv a cabo etc...
Eu fiz downloads por aproximadamente 6 meses até que um belo dia pego minha correspondência e lá está ela: a tal multa.
Para os que já receberam a multa aí vão umas dicas:
A principal associação de advogados que manda esse tipo de cartas é a Waldorf Frommer, normalmente na carta deve conter seu IP, a hora e o que você baixou.  Qualquer outra variante desconfie, existem muitos salafrários por ai.
No meu caso por UM cd de música que baixei eles queriam 815,00 EUROS! Então NÃO, não vale a pena baixar nada na Alemanha. Conheço inúmeros casos de pessoas que sempre baixaram e de repente você é multado.
Eu li na internet que essas associações de advogados compartem o material na internet e quando você baixa deles eles pegam seu IP e contatam o provedor da sua internet e eles têm a obrigação de fornecer todos os seus dados.
Primeiro de tudo, na carta consta basicamente que eles são os representantes de tal empresa, no meu caso da Sony, e estão reclamando os direitos autorais daquilo que você baixou. Eles escrevem que se você concordar em pagar e assinar o contrato eles não entraram com um processo contra você.
Não assine o "contrato" de cessar e desistir, porque você estará assinando um contrato com essa empresa para sempre e aí sua defesa fica super difícil e  eles podem te mandar mais mil cartas pedindo mais dinheiro.
Procure um advogado especializado, na internet existem vários, coloque Waldorf Frommer no google e verá, pesquise porque há divergências de preços, no meu caso a advogada cobrou 240,00 euros pelo trabalho dela e 150,00 euros que temos que pagar para a empresa não te processar, totalizando 390,00 euros com impostos. Muito melhor que os 815,00, mas doí no bolso...
O seu advogado deverá receber dali em diante tudo que a empresa mandar, você já não receberá cartas, nem nada em casa e provavelmente seu caso será fechado pela empresa. Existe ainda o risco de ser processado, se você for a juízo ai sim o custo fica altíssimo, ao redor de 2.000 euros...
Na carta que eu recebi eu tinha um prazo mais ou menos de 2 semanas para me pronunciar e dai mais uma semana para pagar, eles põe o prazo bem justo mesmo que é para você não ter tempo de procurar advogado e ficar desesperado. E funciona, mas os advogados especializados sabem disso e trabalham com esses prazos.
Mega Importante: não perca o prazo, se você não se pronunciar no prazo estipulado pode ser processado e ter que ir a juízo... cuidado!
E também é bom lembrar que se você colocou o vídeo na internet a coisa muda de figura e sua multa pode ser muito mais alta.
O email do dvogado que eu usei foi esse: info@wvr-law.de.  Não estou conseguindo postar comentários...Enfim é isso cuidado na Alemanha aqui não é Brasil, aqui a questão muda, de: será que eu vou ser multado? para: quando eu vou ser multado? Siga as leis, para evitar ter problemas e buracos no seu bolso...




Nenhum comentário:

Postar um comentário